Sim este é um assunto delicado ainda mais neste ano ainda pós pandemia mas que carrega uma inflação acumulada, reajustes da convenção que podem assustar os clientes na hora da renovação dos contratos.
Entretanto, o relacionamento conta muito nesse momento. Ou seja, logo após calcular e refazer os reajustes, daqueles contratos que julga ser necessário mais atenção, faça um agendamento com o tomador de decisão e apresente a ele pessoalmente.
Jamais envie um comunicado descrevendo o reajuste. Apesar de alguns estarem cientes dos indicadores, muitos não têm noção e julgam que o aumento é apenas ganância em querer ganhar mais.
Sendo assim, esteja sempre pronto para negociar. É preciso chegar sabendo o quanto pode ser a sua menor margem e preço caso seja necessário. Por isso é muito importante estar com seu financeiro em dia.
Não apenas isso, procure se informar com sua equipe da supervisão sobre reclamações e atendimentos naquele cliente para não ser pego de surpresa. Isso pode surgir como um gatilho caso o cliente venha querer desistir ou até mesmo cancelar o contrato.
É claro que, dependendo do número de clientes, não será possível visitar todos. Mas lembre-se que a dica aqui é para aqueles contratos que julga ser crucial para a empresa. Para os demais, fique preparado caso surja uma indagação do cliente após o envio do próximo boleto ou notificação do aumento.