Blog
Diferencial Competitivo Para Sua Empresa Crescer
Ouvimos falar muito sobre a importância do diferencial competitivo nas empresas. Porém, existe um verdadeiro diferencial de mercado que poucos têm, mas, que todos os empresários podem ter, sem exceção. Você sabe qual é?Não estou querendo aqui falar de qualidade, entrega de resultado ou qualquer coisa do gênero. Sabemos que isso é o básico e que todas as empresas devem entregar para dar continuidade em seus negócios.Entretanto, por incrível que pareça, existe um diferencial competitivo que todos podem ter, mas que pouquíssimos usufruem. Talvez pelo fato do empresário ser mais técnico e não ter em sua formação acadêmica aulas sobre o tema ou até mesmo porque ele é tão bom no que faz, que deixa de lado a gestão. Cenário comum no meio empresarial. O diferencial competitivo em questão são as finanças da sua empresa. Talvez você saiba me dizer qual é o lucro do seu negócio. Porém, o lucro líquido, aquele valor que sobra no final do mês, não significa nada. Os indicadores mais importantes que medem se a operação do seu negócio é atrativa ou não são a margem de contribuição e o *EBITDA (termo do inglês que significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Enquanto um mede o custo da sua operação o outro nos ajuda a calcular a rentabilidade.Considerando que o seu negócio deve ser tratado como um investimento, convenhamos, a rentabilidade precisa ser, no mínimo, melhor do que a taxa de juros do melhor título de renda fixa. Caso contrário, não tem razão de todos os dias você levantar e correr riscos nesta economia tupiniquim.Sabendo dos números da sua empresa é possível captar empréstimos e financiamentos para melhorar a eficiência e a operação da empresa, além de aplicar estratégias de crescimento, como a aquisição de concorrentes. Veja comigo um exemplo: se a rentabilidade da minha empresa é de 3% ao mês e meu banco tem um capital com juros de 1,49%, na sua opinião, é um bom ou mau negócio?Talvez seja a sua resposta. Claro que para ajudar você a responder esta pergunta é muito importante analisar o potencial do seu mercado, o quanto você pode faturar na sua área de abrangência, quais estratégias e ações precisam ser desenvolvidas para que o seu negócio cresça e se torne cada vez mais referência no mercado, valendo a pena todos os investimentos e esforços comprometidos.Vamos conversar e fazer os indicadores de finanças mais importantes se tornarem os verdadeiros diferenciais da sua empresa? Estou pronto para lhe ajudar. * A sigla vem do inglês: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, também é conhecido como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização. EBITDA e LAJIDA são o mesmo indicador.
Confira na Íntegra
Quais são as principais vantagens da análise de mercado?
Potencializar o faturamento da empresa é um dos objetivos de qualquer empresário e grandes resultados podem ser alcançados se o empreendedor tiver ciência do tamanho do seu mercado, sendo a Análise de Mercado uma grande aliada.A premissa da Análise de Mercado são as informações que fortalecerão cada negócio.É um processo de coleta de dados, que ajuda a compreender a relação entre clientes, empresas e concorrentes e assim adquirir vantagem competitiva e aumentar o faturamento.Os três principais itens da Análise de Mercado são:Público: aqui são verificados dados como porte da empresa ou classe econômica do potencial público, localidade, ticket médio de venda, entre outras particularidades do segmento.Faturamento: identificar a quantidade de potenciais clientes como também o faturamento máximo possível de alcançar em diversas áreas de abrangência como na sua cidade, região, estados e até mesmo a nível nacional.Concorrência: avaliação do mercado com relação às empresas do mesmo segmento possibilitando assim determinar o quanto sua empresa é referência dentro da área de abrangência.Com base em dados concretos, fica muito mais fácil tomar decisões certas e adotar estratégias atreladas a investimentos adequados a cada cenário ou objetivo. Afinal, quem conhece bem o público, o mercado e os concorrentes têm mais chances de aumentar o faturamento e, consequentemente, o crescimento do seu negócio.A Análise de Mercado costuma ser um processo rápido:Essa fase leva menos de uma semana para ser concluída e a partir dela é possível identificar os próximos passos a serem traçados e quais os mais importantes.
Confira na Íntegra
Renovação de contratos
Sim este é um assunto delicado ainda mais neste ano ainda pós pandemia mas que carrega uma inflação acumulada, reajustes da convenção que podem assustar os clientes na hora da renovação dos contratos.Entretanto, o relacionamento conta muito nesse momento. Ou seja, logo após calcular e refazer os reajustes, daqueles contratos que julga ser necessário mais atenção, faça um agendamento com o tomador de decisão e apresente a ele pessoalmente.Jamais envie um comunicado descrevendo o reajuste. Apesar de alguns estarem cientes dos indicadores, muitos não têm noção e julgam que o aumento é apenas ganância em querer ganhar mais.Sendo assim, esteja sempre pronto para negociar. É preciso chegar sabendo o quanto pode ser a sua menor margem e preço caso seja necessário. Por isso é muito importante estar com seu financeiro em dia.Não apenas isso, procure se informar com sua equipe da supervisão sobre reclamações e atendimentos naquele cliente para não ser pego de surpresa. Isso pode surgir como um gatilho caso o cliente venha querer desistir ou até mesmo cancelar o contrato.É claro que, dependendo do número de clientes, não será possível visitar todos. Mas lembre-se que a dica aqui é para aqueles contratos que julga ser crucial para a empresa. Para os demais, fique preparado caso surja uma indagação do cliente após o envio do próximo boleto ou notificação do aumento.
Confira na Íntegra